Dr. Bruno André - Cirurgião Plástico

43 9945.0555

LONDRINA-PR 43 3324.0555

Cirurgias Face

OTOPLASTIA (CIRURGIA DE ORELHA)

Orelhas proeminentes (orelhas de abano) podem se tornar um grande trauma psicológico para crianças e adultos que não foram operados durante a infância. A cirurgia de orelha de abano, ou otoplastia, pode ser feita a partir de 5 anos e restabelece a posição e formato das orelhas, devolvendo autoestima e prevenindo prejuízos futuros.

O lóbulo de orelha bífido (fendido) é uma condição frequente de muitas mulheres. Podendo ser causado por uso de brincos pesados ou mesmo processos alérgicos, seu tratamento é de simples solução.

CIRURGIA

A otoplastia é a cirurgia para correção da orelha de abano. Realizada sob anestesia local, acompanhada ou não de sedação, é feita através de pequenas incisões atrás das orelhas. A cartilagem é esculpida e dobrada para refazer a dobra inexistente na orelha (anti-hélice). Após esta etapa a orelha é fixada em sua nova posição, ficando mais próxima a superfície óssea posterior à orelha.

A lobuloplastia é a cirurgia para correção de lóbulo bífido ou fendido. Realizada sob anestesia local, a integridade do lóbulo é refeita e diversas técnicas são possíveis para evitar que esta condição volte. Após a cicatrização um novo furo na orelha é feito em local apropriado, permitindo a paciente usar brincos com segurança novamente.

CICATRIZES

A rinoplastia fechada não deixa cicatrizes aparentes. Na rinoplastia aberta há uma cicatriz muito pequena na columela, praticamente imperceptível.

CONSULTA

Durante a consulta inicial será avaliada a estrutura do orelha e sua relação com a face, além da qualidade da respiração. É importante que você esteja preparado para relatar seu passado médico, traumas do orelha e da face, doenças, alergias, uso de medicações, exames e cirurgias prévias. Serão realizadas fotografias para planejamento e discussão da estratégia cirúrgica.

RECUPERAÇÃO

Recomendamos o uso de faixas para evitar traumas e prevenir que as orelhas voltem a abrir no futuro. Adultos podem voltar a suas atividades no dia seguinte e crianças geralmente aguardam 7 dias até o retorno à escola. Os pontos são retirados em 2 semanas.

PREÇOS E CUSTOS

Os valores dos procedimentos variam de acordo com cada caso em particular. Você receberá um orçamento completo após detalhada avaliação inicial.