ABDOMINOPLASTIA (CIRURGIA DE ABDOME)

A abdominoplastia, ou cirurgia plástica de abdome,  remove os excessos de pele e gordura, além de corrigir a flacidez muscular, existentes na região do abdome. Após a gravidez, muitas mulheres apresentam acúmulos de pele e gordura que não desaparecem mesmo com dieta e exercícios. Outro grupo de pacientes também tem esta condição após perderem peso através de regimes ou cirurgias de redução de estômago (cirurgia bariátrica). 
Atualmente associamos lipoaspiração em grande número de casos, sendo a cirurgia chamada lipoabdominoplastia. Esta cirurgia proporciona um abdome plano e tonificado, além de afinar a cintura, com melhora acentuada da silhueta.

COMO A CIRURGIA É FEITA ?
A abdominoplastia é realizada com uma incisão em posição semelhante à da cesárea. Através dela a diastase abdominal (separação que causa muscular) é corrigida e os excessos de pele e gordura são retirados. O umbigo é o mesmo e mantido em sua posição original, sendo apenas remodelado para ficar mais bonito. As estrias abaixo do umbigo, se existentes, são removidas junto com os excessos de pele. Lipoaspirações e enxertos de gordura podem ser adicionados para aprimorar os resultados.

É SEMPRE NECESSÁRIO USAR DRENOS ?
Não. Utilizamos e técnica de suturas de tensão progressiva e assim não há necessidade, na grande maioria dos casos, de pacientes utilizarem drenos no após a cirurgia.

Abdome 

QUANDO É INDICADA A ABDOMINOPLASTIA ?
A abdominoplastia é indicada quando há excessos de pele no abome. Esta cirurgia não é indicada para reduzir gordura visceral ou como forma de perda de peso.


QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA ?
Em média, a abdominoplastia com lipoaspiração de abdome e flancos dura em torno de 3 a 4 horas.


QUAL É O PERÍODO DE INTERNAÇÃO ? 
Em média de 1 dia. Nossas cirurgias sempre são realizadas em hospitais modernos, com excelente infraestrutura (como aparelhos e UTI), baixos índices de infecção hospitalar e equipes bem treinadas.


SÃO USADAS CINTAS COMPRESSIVAS ? 
Sim, são usados malhas pós-operatórias para gerar um compressão controlada, visando uma recuperação rápida e segura.

É NECESSÁRIO REALIZAR TAPING E DRENAGEM LINFÁTICA ?
Sim, o fundamento destas terapias é diminuir o inchaço, reduzir ou impedir a formação das fibroses e reduzir a tensão de tecidos próximos às cicatrizes.

COMO SÃO AS CICATRIZES DA LIPOASPIRAÇÃO ?
As cicatrizes são similares às da cesárea, porém mais estendidas, e ficam escondidas mesmo sob roupas íntimas ou biquíni.

COMO É A RECUPERAÇÃO DA ABDOMINOPLASTIA ?
O pós-operatório de abdominoplastia é geralmente bastante confortável, tendo apenas dor moderada nos primeiros dias. O retorno às atividades pode ocorrer dentro de 2 a 3 dias para maior parte dos pacientes.


COM QUANTO TEMPO POSSO FAZER EXERCÍCIOS ?
Em média liberamos exercícios leves após 4 semanas e, em geral, permitimos a realização de todos os exercícios físicos após 2 meses.


EM CASO DE GANHO PESO O RESULTADO SERÁ PERDIDO ?
Em parte sim. Entretanto como a abdominoplastia e a lipoaspiração removem tecidos que armazenam gordura, em geral pacientes que ganham peso após a cirurgia tendem a acumular menos gordura nas áreas aspiradas.


QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE ABDOMINOPLASTIA ?
Os valores dos procedimentos variam de acordo com cada caso em particular. Você receberá um orçamento completo após detalhada avaliação inicial.


COMO É A CONSULTA PRÉ-OPERATÓRIA?
Durante a consulta inicial serão avaliadas as áreas de excessos de pele e gordura. É importante que você esteja preparado para relatar seu passado médico, doenças, alergias, uso de medicações, exames e cirurgias prévias. Serão realizadas fotografias para planejamento e discussão da estratégia cirúrgica.