PROTESE DE MAMA

A cirurgia de prótese de silicone, ou mamoplastia de aumento, representa o sonho de muitas mulheres. O desejo de ter mamas mais volumosas ou equilibradas e proporcionais ao corpo motiva as pacientes a realizarem este procedimento.
Há muitos anos é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo. A melhora na qualidade dos implantes, aliada a evolução das técnicas de cirurgia proporciona excelentes resultados e pacientes cada vez mais satisfeitas.
A rápida recuperação e segurança do procedimento permitem com que as pacientes voltem rapidamente às suas atividades.

COMO A CIRURGIA É FEITA ?
Os implantes são introduzidos através de pequenas incisões, que podem ser feitas no sulco das mamas, ao redor das aréolas e até pelas axilas. A posição que as próteses ficam pode ser atrás da glândula mamária, atrás do músculo peitoral ou em um plano misto chamado de dual plane.

É USADO SUTIÃ INTERNO NA PRÓTESE DE MAMA ?
Sim. Utilizamos a técnica do sutiã interno para fixação dos sulcos mamários e maior sustentação das próteses, melhorando resultados no longo prazo. A grande vantagem desta técnica é formar um compartimento estável para colocação dos implantes, reduzindo o efeito de perda de volume e lateralização das mamas como se via no passado.  

        

É NECESSÁRIO TROCAR AS PRÓTESES ?
Atualmente não é necessário trocar os implantes de forma programada, como se preconizava uma troca a cada 10 em 10 anos antigamente. Apenas trocamos as próteses se houver uma necessidade médica ou caso a paciente queira alterar o tamanho e formato das mamas.

QUAL É O TAMANHO IDEAL DAS PRÓTESES ? 
Escolher o volume dos implantes é uma etapa fundamental na programação pré-operatória. Há muitos aspectos a serem considerados e cada detalhe será discutido entre o cirurgião e a paciente. O resultado final da cirurgia depende de tamanho e formato da mama antes da cirurgia, altura e peso da paciente, largura e musculatura do tórax e características da pele e dos seios. 

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DOS IMPLANTES ?
Os implantes de última geração são revestidos por uma cápsula de silicone sólido chamado de elastômero e seu interior é preenchido com silicone em gel. Atualmente existem diferentes tipos de revestimento das próteses, como macrotextura, microtextura, lisos e poliuretano. O gel que preenche os implantes é de alta coesividade, um polímero que permanece unido mesmo em caso de ruptura da prótese. A consistência das próteses é semelhante à de uma mama jovem.

É POSSÍVEL OPERAR MAIS DE UMA VEZ ?
Sim, são as cirurgias secundárias. Nestes casos são analisados fatores que podem dificultar a realização da cirurgia e as melhores alternativas são discutidas em consulta pré-operatória.

QUANDO É INDICADA A MAMOPLASTIA DE AUMENTO ?
Mulheres com mamas pequenas desde a adolescência ou pacientes que sofreram diminuição do volume dos seios após gravidez ou emagrecimento podem recorrer às próteses de silicone para aumentar o tamanho, melhorar formato e firmeza dos seios. Pacientes que já possuam próteses e querem aumentar, diminuir ou alterar o formato dos seios também podem realizar esta cirurgia.

QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA ?
A cirurgia tem duração média de 1 a 2 horas, dependendo da técnica utilizada e fatores anatômicos.

QUAL É O PERÍODO DE INTERNAÇÃO ? 
Em média de 12 horas. Nossas cirurgias sempre são realizadas em hospitais modernos, com excelente infraestrutura (como aparelhos e UTI), baixos índices de infecção hospitalar e equipes bem treinadas.

HÁ RETIRADA DE PONTOS APÓS A CIRURGIA ?
Não. Utilizamos fios absorvíveis que são eliminados pelo próprio organismo da paciente. Também é possível utilizar cola cirúrgica, que forma uma barreira protetora contra entrada de bactérias, facilita os cuidados pós-operatórios e permite uso precoce dos cremes anti-estrias usados após a cirurgia.

SÃO USADOS SUTIÃS PÓS-OPERATÓRIOS ? 
Sim, são usados sutiãs cirúrgicos, que proporcionam firmeza, visando uma recuperação rápida e segura.

COMO SÃO AS CICATRIZES DA MAMOPLASTIA DE AUMENTO ?
Existem várias opções de cicatrizes para a cirurgia de prótese de mama. As mais usadas são no sulco inframamário (dobra formada entre a mama e o abdome) e ao redor das aréolas (escondida pela transição de cores entre a aréola e a pele da mama). Devia ao uso de técnicas modernas as cicatrizes são muito pequenas, tendo em torno de 4cm.

COMO É A RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA DE PRÓTESES DE SILICONE ?
O período pós-operatório é geralmente bastante confortável, tendo apenas dor moderada nos primeiros dias. O retorno às atividades pode ocorrer dentro de 2 a 3 dias para pacientes que podem controlar o movimento dos braços.

COM QUANTO TEMPO POSSO FAZER EXERCÍCIOS ?
Em média liberamos exercícios isolados dos membros inferiores após 15 dias. Após 6 semanas, em geral, permitimos a realização de todos os exercícios físicos.

EM CASO DE GRAVIDEZ O RESULTADO SERÁ PERDIDO ?
Depende muito de fatores como alteração do peso, aumento das mamas, elasticidade da mama, etc. 

É POSSÍVEL AMAMENTAR APÓS A CIRURGIA ?
Sim, não há retirada de glândulas mamárias nesta cirurgia.

QUANTO CUSTA UMA CIRURGIA DE PRÓTESE DE SILICONE ?
Os valores dos procedimentos variam de acordo com cada caso em particular. Você receberá um orçamento completo após detalhada avaliação inicial.

COMO É A CONSULTA PRÉ-OPERATÓRIA?
Uma vez que cada mulher é única em seus desejos, as consultas pré-operatórias visam entender quais resultados a paciente pretende obter. Através de uma análise detalhada do tamanho e forma das mamas, além da qualidade da pele e posição das aréolas, será possível determinar os objetivos a serem alcançados. É importante que você esteja preparada para relatar seu passado médico, doenças, alergias, uso de medicações, exames e procedimentos nas mamas, bem como história pessoal ou familiar de câncer de mama. Serão realizadas fotografias para planejamento e discussão da estratégia cirúrgica.