MASTOPEXIA

A mastopexia, ou lifting de mamas, é a cirurgia usada para suspender e tratar a flacidez e queda das mamas. Fatores como idade, gravidez, amamentação e variações no peso provocam alterações no formato dos seios.

 
COMO A CIRURGIA É FEITA ?
A mastopexia se inicia pela retirada de excessos de pele e gordura das mamas. Após moldamos as mamas e as aréolas e mamilos são corrigidos em sua forma e tamanho, além de serem reposicionados para cima. A cirurgia termina pelo fechamento usando materiais modernos e que proporcionam as melhores cicatrizes.

MastopexiaQUANDO É INDICADA A MASTOPEXIA ?
Mamas jovens possuem maior quantidade de glândula e por isso são mais firmes. Com o passar dos anos a quantidade de glândula vai diminuindo e a quantidade gordura aumenta. Fatores como gestação e amamentação, genética, envelhecimento e variações de peso também alteram estes componentes, tendo como resultado a ptose (queda) das mamas. A mastopexia está indicada nestas situações de queda das mamas.

QUAIS SÃO OS GRAUS DE PTOSE (QUEDA) DAS MAMAS ?
GRAU 1 : Mamilos estão no mesmo nível do sulco inframamário, acima do contorno inferior da mama .
GRAU 2 : Mamilos estão abaixo do sulco inframamário, mas ainda acima do contorno inferior da mama .
GRAU 3 : Mamilos estão abaixo do sulco inframamário e ao nível do contorno inferior da mama .
PSEUDOPTOSE: Mamilos estão acima do sulco inframamário com o pólo superior da mama vazio 

MastopexiaQUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA ?
A cirurgia tem duração média de 3 a 4 horas, dependendo da técnica utilizada e fatores anatômicos.

É POSSÍVEL OPERAR MAIS DE UMA VEZ ?
Sim, são as cirurgias secundárias. Nestes casos são analisados fatores que podem dificultar a realização da cirurgia e as melhores alternativas são discutidas em consulta pré-operatória.

QUAL É O PERÍODO DE INTERNAÇÃO ? 
Em média de 1 dia. Nossas cirurgias sempre são realizadas em hospitais modernos, com excelente infraestrutura (como aparelhos e UTI), baixos índices de infecção hospitalar e equipes bem treinadas.

SÃO USADOS CURATIVOS E SUTIÃS NA MASTOPEXIA ? 
Sim, são usados curativos que são manipulados por nossa própria equipe, além de sutiãs cirúrgicos, que proporcionam firmeza, visando uma recuperação rápida e segura.

COMO SÃO AS CICATRIZES DA MASTOPEXIA ?
Existem diferentes técnicas e as mais comuns são cicatrizes e, “T”, em “L” ou ao redor das aréolas. Através do uso de técnicas modernas podemos fazer com que as cicatrizes sejam as menores possíveis. O período de evolução das cicatrizes leva aproximadamente 12 a 18 meses para atingir o aspecto final.

COMO É A RECUPERAÇÃO DA MASTOPEXIA ?
O período pós-operatório é geralmente bastante confortável, tendo apenas dor moderada nos primeiros dias. O retorno às atividades pode ocorrer dentro de 2 a 3 dias para pacientes que podem controlar o movimento dos braços.

HÁ RETIRADA DE PONTOS APÓS A CIRURGIA ?
Não. Utilizamos fios absorvíveis e o próprio organismo da paciente elimina os fios de sutura.

COM QUANTO TEMPO POSSO FAZER EXERCÍCIOS ?
Em média liberamos exercícios isolados dos membros inferiores após 15 dias. Após 2 meses, em geral, permitimos a realização de todos os exercícios físicos.

EM CASO DE GRAVIDEZ O RESULTADO SERÁ PERDIDO ?
Depende muito de fatores como alteração do peso, aumento das mamas, elasticidade da mama, etc. 

É POSSÍVEL AMAMENTAR APÓS A CIRURGIA ?
Durante a mastopexia tentamos preservar as estruturas responsáveis pela lactação e amamentação. Entretanto em muitos casos pode não ser possível amamentar posteriormente.

QUANTO CUSTA UMA MASTOPEXIA ?
Os valores dos procedimentos variam de acordo com cada caso em particular. Você receberá um orçamento completo após detalhada avaliação inicial.

COMO É A CONSULTA PRÉ-OPERATÓRIA?
Uma vez que cada mulher é única em seus desejos, as consultas pré-operatórias visam entender quais resultados a paciente pretende obter. Através de uma análise detalhada do tamanho e forma das mamas, além da qualidade da pele e posição das aréolas, será possível determinar os objetivos a serem alcançados. É importante que você esteja preparada para relatar seu passado médico, doenças, alergias, uso de medicações, exames e procedimentos nas mamas, bem como história pessoal ou familiar de câncer de mama. Serão realizadas fotografias para planejamento e discussão da estratégia cirúrgica.