Contratura capsular

Contratura capsular

Conhecida como rejeição, a contratura capsular é uma cicatrização exagerada em volta dos implantes silicone.

Antes do desenvolvimento dos implantes texturizados, aqueles com superfície rugosa, a incidência de contratura capsular era bastante elevada e era responsável por boa parte das trocas de próteses. A conduta corrente era trocar os implantes a cada 10 anos para evitar este encapsulamento de forma mais intensa. 

Após o desenvolvimento dos novos implantes de silicone o número de pacientes com contratura capsular diminuiu muito, a ponto de não indicarmos mais trocas de implantes que estejam normais.

Contratura capsular

A contratura capsular é causada por um processo inflamatório crônico no espaço que contém os implantes, transformando uma resposta natural aos implantes em contratura patológica.

Diversos fatores são estudados para entender o por quê algumas pacientes desenvolvem a contratura. Fatores como contaminação bacteriana, sangramento, trauma tecidual e vazamento do gel de silicone.

Durante a cirurgia adotamos diversas medidas são tomadas para prevenção de contratura, como priorização de planos de colocação submusculares, controle rigoroso de infecção, irrigação das mamas com antibióticos, dissecção cuidadosa e evitar ao máximo sangramentos.

As pacientes com graus avançados de contratura capsular podem sentir as mamas endurecidas, que podem até mesmo distorcer o formato e causar dor. Não são todas as pacientes com contratura que devem remover as próteses. Consulte seu cirurgião para saber se é necessário realizar algum tratamento.