Anabolizantes e Cirurgia Plástica

Anabolizantes e Cirurgia Plástica

Atualmente vejo uma grande quantidade de pacientes fazendo uso de medicações para aumento de performance esportiva e ganho de volume muscular.

Estas drogas, embora em muitos casos prescritas por profissionais e com uso acompanhado por exames, podem ter efeitos colaterais bastante sérios quando utilizadas durante a realização de uma cirurgia plástica, por exemplo.

Os esteróides anabolizantes e similares, presentes (em alguns casos) até mesmo nos chamados chips da beleza, são usados para aumento de volume muscular, redução de gordura corporal e ganho de performance. Dentre os vários possíveis efeitos colaterais, é sabido que podem levar ao aumento do risco de trombose venosa profunda e embolia pulmonar (TVP/TEP), patologias bastante sérias que podem inclusive levar a óbito.

Durante nossas cirurgias adotamos uma série de medidas para prevenção de TVP / TEP, como uso de botas pneumáticas, meias anti-trombo, anticoagulantes, hidratação intensa, técnicas anestésicas que proporcionem um despertar rápido e mobilizamos os pacientes precocemente do leito. Temos por princípio uma abordagem de tomar todas as medidas possíveis para prevenção destas patologias.

É fundamental, já na primeira consulta com o cirurgião plástico, relatar todas as medicações em uso, mesmo aquelas consideradas inofensivas, como vitaminas e suplementos. Assim é possível realizar uma programação adequada para realização da sua cirurgia, visando sempre segurança em primeiro lugar.