Mama Tuberosa

Mama Tuberosa

Mama tuberosa é uma anomalia mamária congênita que apresenta alterações no desenvolvimento das mamas. Embora não seja rara a maioria das pacientes não sabem que tem mamas tuberosas e procuram o cirurgião plástico devido a diferença entre os seios.

As mamas adquirem um aspecto tubular ao invés de terem uma forma cônica natural. A condição é causada por diversos tipos de alteração, como constrição das bases, pequeno desenvolvimento do parênquima (glândulas) especialmente na parte baixa dos seios, deficiência de pele no polo inferior, posicionamento anormal dos sulcos mamários, aréolas grandes e herniação areolar. 


Em 89% dos casos existem assimetrias entre as mamas, podendo mesmo haver uma mama alterada e a outra com características completamente normais.

As pacientes apresentam com uma ou várias destas alterações, que são bastante variáveis e diferentes entre os dois lados das mamas. 

 

MAMA TUBEROSA


O tratamento varia bastante de acordo com a apresentação de cada caso e por isso deve ser cuidadosamente planejado. 


Nos casos em que diferenças de volume estão presentes, podemos utilizar implantes de silicone para equalizar os volumes. Enxertos de gordura, através da técnica de lipoenxertia, podem usados complementarmente. 

Atenção especial deve ser dada aos sulcos inframamários, pois estes frequentemente estão em alturas diferentes. 

As aréolas em geral também apresentam grande assimetria. Devido a presença de anel herniário e diâmetros diferentes, é extremamente comum utilizarmos cicatrizes periareolares para tratar estes dois aspectos. 

Naquelas pacientes em há queda associada e adotamos técnicas de mastopexia para corrigi-las.


As mamas tuberosas não representam um problema de saúde mas são responsáveis por grande ansiedade e desconforto das pacientes portadoras da condição. As cirurgias visam corrigir estas alterações no formato das mamas e devolver a autoestima a estas pacientes.