
Intercorrências em Cirurgia Plástica
A cirurgia plástica, quando realizada com planejamento, técnica e segurança, costuma trazer excelentes resultados. No entanto, como em qualquer procedimento médico, existem riscos e intercorrências que podem acontecer — e é importante que você esteja bem informada sobre isso.
Intercorrências são situações inesperadas que podem surgir no pós-operatório, como edemas mais prolongados, pequenos hematomas, seromas (acúmulo de líquido), alterações de sensibilidade, ou cicatrizes que evoluem de forma diferente do esperado. Na maioria das vezes, essas situações são temporárias e tratáveis, especialmente quando acompanhadas de perto pelo cirurgião.
Também é possível, em casos mais raros, que ocorram infecções, abertura de pontos, reabsorção de enxertos, ou a necessidade de retoques futuros. Esses eventos não significam, necessariamente, erro médico — fazem parte das respostas individuais do organismo, que variam de pessoa para pessoa.
Na nossa clínica, priorizamos a segurança, o cuidado no acompanhamento pós-operatório, e a comunicação transparente com nossas pacientes. Entendemos que o conhecimento acalma — por isso, todas as etapas da sua jornada, desde a primeira consulta até a recuperação, serão conduzidas com atenção e acolhimento.
Se você tiver dúvidas ou receios, estamos aqui para esclarecer. Informação e confiança caminham juntas quando o objetivo é sua beleza e bem-estar.
Dr. Bruno C. André é Cirurgião Plástico Membro das Sociedades Brasileira e Americana de Cirurgia Plástica, atua em Londrina -PR.